fbpx

Navis Lumen

Saiba o que fazer para fortalecer sua carreira em saúde depois de terminar a faculdade

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se você chegou até aqui é porque concluiu uma etapa importante e agora já é fisioterapeuta formado. Animado para construir sua carreira em saúde? A graduação é o ponto de partida para o sucesso profissional, mas é importante continuar em frente para colher bons frutos na área em que escolheu atuar.

O mercado da saúde é muito amplo, com oportunidades e desafios diferentes em cada área de atuação. A melhor forma de começar sua trajetória é entendendo o contexto em que está inserido. Depois de compreender quais são os desafios para os fisioterapeutas da sua região, é importante explorar tudo o que aprendeu na faculdade e combinar esses conhecimentos com atitudes práticas para fortalecer sua carreira em saúde

Por onde começar a construir uma carreira em saúde que traga bons retornos?

Verdade seja dita: todos nós buscamos o sucesso profissional. Quando se trata de uma área em que você dedica sua vida ao cuidado do outro, uma carreira em saúde bem consolidada é aquela que oferece oportunidades únicas e gratificantes de fazer a diferença na rotina dos pacientes ao mesmo tempo que gera retornos financeiros e liberdade para a sua agenda.

Se você está buscando construir uma carreira em saúde que traga bons retornos, duas palavras devem estar no seu radar: planejamento e estratégia. É importante buscar práticas e priorizar atitudes que possam maximizar suas chances de sucesso no campo em que escolheu atuar. Afinal, com dedicação e uma boa dose de comprometimento para continuar se desenvolvendo depois da graduação, você pode se destacar na fisioterapia! 

Fisioterapeuta, aqui estão algumas recomendações que vão te diferenciar no mercado da saúde 

A área da saúde oferece diferentes possibilidades de atuação, inclusive, essa é uma das principais razões pelas quais o número de profissionais se preparando para ingressar no mercado cresce cada vez mais. Existem orientações que impulsionam a carreira de qualquer pessoa, seja qual for a sua área de atuação. Mesmo que você tenha escolhido seguir na fisioterapia esportiva ou, quem sabe, o pilates tenha te conquistado, elaborar estratégias para se diferenciar e comunicar seu valor aos pacientes será fundamental para melhorar os resultados. 

Mergulhe no desenvolvimento de habilidades ligados a sua  prática clínica 

A faculdade é a porta de entrada para a profissão. Apesar de ter adquirido conhecimentos importantes durante essa fase, é na rotina de atendimentos que você realmente irá consolidar suas habilidades e ganhar experiência real com os pacientes. 

Vale a pena investir em cursos livres ou especializações mais práticas, focadas no desenvolvimento de técnicas ligadas a área em que escolheu atuar. Mantenha a mente aberta e busque aprender algo novo a cada atendimento. Lembre-se: cada paciente é uma oportunidade valiosa de aprendizado e crescimento na sua carreira em saúde.

  • Busque especializações e cursos avançados 

A área da fisioterapia é vasta e oferece inúmeras especializações. Identifique aquela que desperte a sua paixão e elabore um plano de crescimento dentro dela. Encontre uma oportunidade de aprendizado que permita o aprofundamento dos conhecimentos nesse campo específico e não poupe esforços para alavancar sua carreira em saúde. 

Muitos fisioterapeutas preferem cursos, Webinars e Masterclass mais específicas, que são uma excelente maneira de continuar aprendendo e se atualizando sobre os avanços mais recentes da fisioterapia. Essas experiências costumam trazer atividades práticas que favorecem a aplicação do conhecimento.

  • Construa boas relações pessoais

Ninguém cresce sozinho. Um dos pilares do sucesso é o relacionamento com o outro. É preciso construir relacionamentos com profissionais que cruzam seu caminho para solidificar sua carreira em saúde. 

Esteja junto de pessoas que partilham dos mesmos interesses que você, participe de eventos, congressos e workshops da área. A cada troca de experiência você terá a oportunidade de estabelecer conexões significativas, que podem render bons frutos na sua vida pessoal. 

  • Mantenha-se atualizado

A capacidade de atualização dos conhecimentos é um diferencial para qualquer profissional. Isso também vale para a carreira em saúde! Estar atualizado é fundamental para se manter sensível às novas mudanças dentro da área, com um olhar à frente dos demais.

Leia artigos científicos, acompanhe revistas especializadas, participe de grupos de discussão e esteja sempre em busca de novos conhecimentos. A postura de um profissional que demonstra seu comprometimento com a sua carreira em saúde e se mantém atualizado com as melhores práticas e abordagens do mercado atrai pacientes dispostos a confiar em você por muito mais tempo. 

  • Desenvolva habilidades de comunicação

A comunicação é indispensável para o sucesso na carreira em saúde. Você estará lidando com pessoas de diferentes idades, condições e origens culturais. Aprender a se comunicar de maneira clara, empática e compassiva é fundamental para estabelecer um relacionamento de confiança com seus pacientes. 

Sua rotina dentro da fisioterapia também envolve a relação com outros profissionais, ou seja, as habilidades de comunicação são importantes para a produtividade da equipe multidisciplinar, garantindo uma colaboração eficiente com outros agentes de saúde.

  • Use a tecnologia como seu aliada

Com a ajuda de aplicativos, dispositivos e softwares específicos, você pode potencializar sua carreira em saúde. As ferramentas tecnológicas te permitem inovar em seus tratamentos e oferecer uma experiência mais encantadora aos seus pacientes. 

Aqui vai uma sugestão interessante para você, que saiu da faculdade recentemente, mas quer mostrar um diferencial aos pacientes: explore aplicativos para potencializar seu programa de cuidados. Existe a possibilidade de integrar apps de exercícios personalizados que monitoram o progresso dos seus pacientes ao seu atendimento. Consegue imaginar como será uma experiência diferenciada para a pessoa que está sendo acompanhada?

Terminar a faculdade de fisioterapia é apenas o começo de uma jornada incrível na sua carreira em saúde. Invista na sua prática clínica, buscando especializações, construindo uma rede de contatos sólida e desenvolvendo habilidades de comunicação, e você vai ver como é possível chegar mais longe do que sonhou. 

Aqui no Navis Lumen você encontra opções de cursos que vão agregar seus conhecimentos na sua carreira em saúde e te ajudar na busca pela consolidação profissional e pessoal. Clique aqui, conheça nosso portfólio e evolua!

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

Explore mais