A evolução profissional e pessoal é exigida constantemente após a formação na área da saúde. Uma especialização é a melhor forma de se manter atualizado com as novidades e mudanças que surgem a todo momento. Você sabe o que considerar na hora de escolher entre as várias opções de aprendizado que o mercado oferece?
O momento de avaliação das possibilidades deve ser feito com muita atenção. Você precisa levar em conta uma série de fatores, como sua área de atuação, a disponibilidade, seus objetivos profissionais e o renome das instituições de ensino. O contexto atual da sua carreira também precisa ser considerado, afinal, isso influencia diretamente na sua experiência de desenvolvimento.
Os dados não mentem: buscar bons cursos da área da saúde é uma necessidade!
Já faz um tempo que um diploma de graduação não é mais o suficiente para dar aquele destaque no seu currículo. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que profissionais com especialização recebem cerca de 70% a mais do que seus colegas que não investiram em educação continuada. Impressionante, não é mesmo?
A questão financeira é só uma das razões para investir no desenvolvimento profissional! Se você quer ter uma carreira que se sobressaia no mercado de trabalho, o ideal é encontrar diferenciais que te tornam únicos, como um curso de especialização e outras formas de atualizar os conhecimentos.
Continuar estudando permite que você seja capaz de lidar melhor com os desafios diários comuns ao dia a dia de uma clínica, e que se torne um profissional muito mais completo e competitivo no mercado.
Uma especialização na área da saúde deve complementar sua prática profissional
Sabemos que uma boa atuação na área da saúde exige um alto nível de conhecimento e habilidades que vão além daquilo que é aprendido durante a formação universitária. Uma especialização é o ideal nesses casos, principalmente se a proposta curricular complementar a bagagem profissional.
O mais importante para você pensar durante a escolha de um curso complementar é: ele oferece a oportunidade de estudar as áreas específicas de sua prática de atuação com profundidade? Se a resposta for sim, vá em frente e selecione aquela oportunidade que trará uma visão mais ampla de sua área de atuação.
Um ponto de destaque é que a especialização deve complementar a prática profissional e não substituí-la. A teoria e o conhecimento adquiridos durante a especialização e a graduação devem ser aplicados juntos na prática clínica, o que permite que você perceba sua evolução profissional e pessoal e ofereça um atendimento mais qualificado e eficaz aos seus pacientes.
5 coisas para pensar na hora de escolher seus cursos da área da saúde
Se você é um profissional da saúde já formado, que deseja crescer profissionalmente em sua carreira e sabe que uma especialização é o caminho certo, vale a pena prestar atenção nesses pontos!
1) Seus objetivos e interesses pessoais: Antes de qualquer coisa, você precisa considerar suas próprias expectativas e objetivos profissionais para escolher um curso de especialização na área da saúde. Avaliar seus interesses e paixões, além do impacto que o curso pode ter em sua carreira vai te ajudar a bater o martelo sem medo de errar.
2) Tendências do mercado de trabalho: Depois de esclarecer seus objetivos, é hora de pesquisar sobre as tendências do mercado para garantir que o curso escolhido seja relevante e ofereça boas oportunidades. Avalie também se existem oportunidades de networking com profissionais da área para aumentar suas chances de sucesso na carreira.
3) Considere sua disponibilidade: “Pronto, escolhi um curso, e agora?” É hora de pensar em sua rotina e como uma especialização se encaixaria nela. Hoje em dia, existem várias opções de cursos online, que permitem que você tenha flexibilidade para estudar de acordo com seus horários e necessidades.
4) Avalie as instituições de ensino: Depois de pensar em como adaptar este novo compromisso no seu dia a dia, é hora de decidir em que instituição você fará sua especialização. Prestar atenção a fatores como reconhecimento pelo MEC, matriz curricular e corpo docente te ajudarão a fazer uma boa escolha.
5) Fazer conexões: Após passar por todas essas etapas, é muito importante avaliar se a instituição e especialização escolhidas são realmente relevantes e capazes de oferecer oportunidades concretas, que vão além dos materiais didáticos. Não atropele as etapas, o seu futuro depende disso!
Para não esquecer: bons cursos da área da saúde são importantes, mas quem faz seu desenvolvimento é você!
É muito importante lembrar: você pode ter escolhido realizar sua especialização na melhor instituição possível, com bons professores e a melhor infraestrutura, mas fazer tudo valer a pena está em suas mãos. O sucesso em um curso não depende apenas da qualidade do programa, mas também do seu comprometimento e esforço pessoal.
Por isso, é importante ter um plano de estudos muito bem organizado, que te permita extrair o máximo desse investimento. Ele deve ser realista, viável, e possível de seguir de forma consistente para impulsionar seu rendimento.
Quando você se especializa, desenvolve certas habilidades que aprimoram seu trabalho e te tornam mais valioso para o mercado. Agarre a oportunidade de se desenvolver e amplie seus horizontes para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Com perseverança e comprometimento, você pode alcançar seus objetivos e se tornar o profissional diferenciado que merece ser.
Aqui no Navis Lumen você encontra opções de cursos na área da saúde que vão complementar seus conhecimentos e te ajudar na busca pela evolução profissional e pessoal. Clique aqui e escolha o melhor para você!